O sucesso da parceria entre A Arquiteta e SECNET

O sucesso da parceria entre A Arquiteta e SECNET

Se eu te disser que o Cloud Server Gerenciado SECNET pode mudar o futuro do seu negócio online, você acreditaria?

A história do portal de cursos online A Arquiteta vai te mostrar o quanto uma hospedagem otimizada pode fazer a diferença na sua empresa.

Alinhar estratégias de SEO e de atendimento ao cliente, com uma infraestrutura poderosa e eficiente foi essencial para que o portal conseguisse crescer, e principalmente manter o crescimento.

Há 3 anos no mercado, o portal é voltado para profissionais de arquitetura e áreas afins. Segundo Daniel Kroll, um dos fundadores da empresa, o fato do antigo provedor de hospedagem não suportar a crescente demanda de alunos era limitante.

Foi preciso mudar. Com a mudança, além de ver o número de vendas e alunos crescer, o portal também se tornou uma referência na área e recebeu inclusive o prêmio Influenciadores Digitais em 2016.

Agora eu vou te contar como começou a história do portal que hoje já soma 25 mil alunos.

A Arquiteta: Construindo um portal de sucesso

Em janeiro de 2013 o casal Luciana Paixão e Daniel Kroll lançavam o portal A Arquiteta, já que os dois tinham muita experiência na área e identificaram uma defasagem nos cursos complementares à graduação.

Os dois haviam desistido de um outro projeto em que estavam trabalhando e como já ministravam cursos em outro portal, resolveram investir em uma estrutura própria.

Luciana é autora dos livros “Projetos de Prefeitura – o Manual do Profissional da Construção Civil” e “O pequeno grande guia de aprovação de projetos de prefeitura”.

Além disso ela ainda é professora, arquiteta, blogueira e instrutora do curso de AutoCAD.

Já Daniel é bacharel em Design Digital, professor dos cursos de áreas afins e atua como administrador na empresa.

Os cursos

No princípio, os cursos oferecidos eram de AutoCAD e V-Ray, duas ferramentas importantes para os alunos de arquitetura, mas com pouco material disponível na época. De acordo com Daniel, este era um trabalho bastante artesanal que consumia bastante tempo da produção.

Cerca de um ano depois, a dupla identificou a necessidade de oferecer uma estrutura online para os cursos, não apenas para a venda.

Nesse processo, o portal enfrentou novas dificuldades, já que o servidor em que estava hospedado não suportava a grande demanda de acessos. O que resultava em quedas frequentes e estresse para a equipe. Esse foi o sinal que indicou a necessidade de uma mudança.

Hoje o portal já conta com 30 cursos disponíveis, voltados para arquitetos, designers de interiores, técnicos em edificações, engenheiros civis e estudantes destas áreas.

Produto Estrela: Curso de AutoCAD

O curso que deu início à empresa é hoje ainda um dos seus maiores sucessos. O Curso de AutoCAD representa cerca de 70% das vendas d’A Arquiteta. Mas por que ele é tão procurado? De acordo com Daniel ele foi projetado para ser diferente desde o início.

Trazendo uma realidade bastante prática para os alunos, o curso mostra como criar e elaborar o projeto no programa, além de procedimentos essenciais para que ele seja aprovado nas prefeituras. Um fator essencial para todos da área.

A infraestrutura

A Arquiteta trabalha com duas plataformas: OpenCart para a loja e WordPress em uma versão LMS (Learning Management System) para as aulas.

Todas as aplicações são desenvolvidas por uma empresa terceirizada, que inclusive desenvolve plugins e extensões específicas para atender as necessidades dos alunos e da empresa.

Nesse processo também foi desenvolvido um aplicativo, facilitando o acesso dos alunos aos cursos. Daniel compara o aplicativo a uma “Netflix” de cursos.

Atualmente 60% dos cursos são feitos de forma online, o que com certeza consome muito recurso. O Cloud Server Gerenciado SECNET que a empresa utiliza atualmente, suporta até 2 mil alunos utilizando a plataforma de forma simultânea.

Cloud Server

Alta disponibilidade sobre uma infraestrutura 100% redundante, de alto desempenho, escalável, monitorada e gerenciada.

Saiba Mais

Cloud Server Gerenciado SECNET

Não dá para ser referência em uma área com problemas graves como lentidão e quedas.

Enfrentando essas dificuldades, além de um suporte que não atendia a empresa como deveria, Daniel percebeu que era hora de mudar.

Por indicação de conhecidos chegou até a SECNET em 2015 , cerca de um ano depois de passar a oferecer os cursos no formato online.

Como acontece em todos os casos, Rafael Andrade, um dos fundadores da SECNET, explica que foi feito um levantamento das necessidades da empresa.

A avaliação apontou que a melhor opção seria um Cloud Server Gerenciado SECNET que conta com monitoramento e otimizações específicas para cada plataforma.

Depois da Migração

“Com a SECNET a gente teve paz”. Essa é a definição do Daniel a respeito da Hospedagem em Cloud Server Gerenciado SECNET.

As reclamações a respeito das lentidões e quedas diminuíram e o portal pode passar a oferecer aos alunos um ambiente muito mais estável e seguro. O monitoramento da estrutura também é um fator muito importante, para evitar que problemas aconteçam e peguem a equipe desprevenida.

A segurança das aplicações é sem dúvida prioridade tanto para A Arquiteta quanto para a SECNET. “No nível e na responsabilidade em que nos encontramos hoje e ainda onde queremos chegar, precisamos sempre estar sintonizados nas melhorias das partes técnicas” conta Daniel.

Esses cuidados e atenções se refletem em toda a estrutura, na relação com os clientes desde o processo de compra até a realização das aulas.

Números do Sucesso

  • Fanpage: Mais de 335 mil curtidas;
  • Alunos: 25 mil;
  • Produtos: 30 disponíveis;
  • 70% das vendas são de AutoCAD;
  • Volume de Vendas: aumentou em 20 vezes*;
  • Faturamento: aumento em 11 vezes*;
  • Taxa de conversão: 8%;

* Dados referentes ao crescimento de 2013 para 2016

Planejamento para o futuro

Crescer não é o suficiente. É preciso que este processo seja constante e sólido.

Essas são as preocupações do portal que em 2016 recebeu o prêmio Influenciadores Digitais na categoria Cidades, Arquitetura e Urbanismo, tanto pelo voto popular, quanto pelo técnico, um importante reconhecimento.

Para 2017, vários projetos estão em andamento:

  • Cursos mais técnicos, voltados para as áreas de engenharia e de normativas;
  • Foco na produção de conteúdo para YouTube;
  • Destaque para o curso de gerenciamento em projetos de interiores, que foi montado em 2016 a partir de um projeto real, do planejamento à entrega para o cliente;

Com o Cloud Server Gerenciado SECNET e o suporte especializado, foi possível automatizar processos, oferecer mais estabilidade para os alunos e ter tempo livre para investir em novas ideias e projetos.

Também quer que a sua empresa tenha números como estes? Deixe a SECNET te ajudar a construir uma história de sucesso.

Veja o que já fizemos para outros clientes.

Conheça as soluções em hospedagem da SECNET.

Ajude mais pessoas a conhecerem a história de sucesso que a SECNET ajudou A Arquiteta a construir compartilhando esse post com seus amigos, se ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário, será um prazer ler e te responder.

Abraço e até a próxima!

Sua conexão não é segura - O que significa e o que fazer
A seguir:

Sua conexão não é segura: O que significa e o que fazer?

Sua conexão não é segura: O que significa e o que fazer?