7 motivos para você apostar na automação comercial

7 motivos para você apostar na automação comercial

Lidar com muitos papéis, planilhas de Excel, processos extremamentes burocráticos e organização de fluxo de trabalho são tarefas que incomodam muitas pessoas na gestão de seu negócio. E para aprimorar essas atividades alguns empreendedores já contam com um recurso muito importante: a automação comercial.

Esse recurso vai além da substituição dos cadernos, planilhas ou softwares específicos. A automação comercial representa a aplicação de ferramentas e métodos que otimizam os processos manuais e auxiliam na geração de informações.

A sua funcionalidade não se limita a determinadas áreas de mercado ou setores de uma empresa. Por isso, é de responsabilidade do gestor identificar o quanto ela será útil ao seu negócio visando o aumento da produtividade e do resultado.

Se você tem dúvidas ou não sabe como utilizar uma ferramenta automatizada para o seu negócio, confira a seguir sete vantagens de tê-la como uma grande aliada:

1) Redução dos processos manuais

À medida que o tempo passa e a tecnologia avança a tendência é de que alguns processos manuais fiquem no passado. Esse é o caso de tarefas rotineiras do seu negócio, sejam elas operacionais ou gerenciais que resultam em uma enorme quantidade de dados.

Por exemplo: quando você anota manualmente todas as suas vendas em cadernos ou planilhas, você perde muito tempo executando essas atividades. Mas ao investir em um processo automatizado os registros serão feitos automaticamente e a mão-de-obra será otimizada.

2) Aprimore atividades distintas

Uma outra vantagem dessa ferramenta é que atividades como o controle de estoque, gestão financeira e controle de vendas também podem ser automatizadas. Isso acaba com o mito de que os softwares servem apenas para gestão financeira ou tarefas burocráticas e permite que o empreendedor foque em dois pontos imprescindíveis: os resultados do seu negócio e a satisfação do cliente.

3) Diminuição de erros

Outro ponto que merece destaque é a redução de erros! Já pensou naquele processo que te dá uma tremenda dor de cabeça se tornando apenas um detalhe em meio a todos as demais atividades?

A automação adquirida pelo uso de um software evita erros no lançamento de dados referentes ao controle de estoque, financeiros e ao gerenciamento das atividades, por exemplo.

4) Negócio automatizado = clientes empoderados

Investir em automação comercial significa investir em estratégias e tecnologias que contemplem os clientes e tornem sua experiência ainda mais positiva. Uma boa aplicação do sistema são os terminais de autoatendimentoque estão cada vez mais presentes em estabelecimento de Food Service (alimentação fora do lar).

Dar oportunidade para que os seus clientes possam realizar seu pedido utilizando o smartphone ou computadores é uma forma de empoderá-los. Além disso, você reduz custos e otimiza o atendimento, tornando-o mais rápido e assertivo.

5) Atendimento mais ágil e eficaz

Identificar o perfil do seu cliente é primordial para um atendimento qualificado. Alguns desejam ser atendidos de forma personalizada, nominal e bem dedicada, mas outros são mais objetivos. Ou seja, não se esqueça que a agilidade deve estar presente no atendimento!

Afinal, se você for ao seu restaurante favorito e demorar mais de 10 minutos para ser atendido e, posteriormente, ficar mais de 50 minutos esperando para receber o seu pedido é provável que você não volte lá na próxima oportunidade.

Estabelecimentos que utilizam o sistema Ponto de Venda (PDV) oferecem um atendimento mais ágil. É o caso da comanda eletrônica, permitindo que o atendente realize o pedido diretamente da mesa à equipe da cozinha por meio de um tablet, sem precisar se deslocar pelo espaço do restaurante.

6) Decisões importantes em tempo hábil

Você concorda que não dá para esperar o meio do mês seguinte para apurar o resultado do mês anterior? Esse é um erro comum que pode fazer seu negócio não sobreviver a um ano sequer.

Por meio de um software de automação comercial, os números sempre estão na palma da sua mão e você consegue analisá-los e utilizá-los de acordo com o seu modelo de negócio.

Lançar promoções quando as vendas estão baixas, dar vazão naquele produto que está com a data de validade quase comprometida, alterar os preços por determinados horários e dias da semana ou renegociar os prazos com alguns fornecedores são ações que são possíveis de serem tomadas somente em processos automatizados.

7) Resultado de sucesso

O sistema de automação comercial permite a integração de todas as áreas, criando um fluxo de processo e da informação dentro da sua empresa. Com a automação comercial, você terá em mãos a rentabilidade do seu negócio de forma mais prática e ágil! Escolha o melhor software que se adapte à sua empresa.

*Esse guest post foi escrito por Teknisa, empresa especializada em sistema para restaurante e sistema CRM

Como usar a automação de marketing para seu e-commerce
A seguir:

Como usar a automação de marketing para seu e-commerce

Como usar a automação de marketing para seu e-commerce