7 Formas de Melhorar o SEO do Seu Ecommerce

7 Formas de Melhorar o SEO do Seu Ecommerce

Fazer um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é realmente importante para assegurar o sucesso de seu ecommerce. Isso porque essas práticas servem para ajudar seu site a ranquear melhor nas buscas orgânicas realizadas no Google, Yahoo, Bing, entre outras ferramentas.

Para aprender como melhorar o SEO do seu ecommerce e descobrir ainda como ele pode impactar a sua taxa de conversões, acompanhe nossa lista com sete dicas que podem ajudá-lo.

1. Fique atento à velocidade do site

Ter um site rápido e responsivo é um dos pontos mais importantes para melhorar o SEO. A lógica por trás deste ponto é realmente simples: se o seu site demora muito para carregar, seus visitantes têm grandes chances de desistir de acessá-lo.

Nos dias de hoje, mesmo pacotes de dados móveis nos provêem com uma velocidade de de conexão boa o suficiente para conseguirmos acessar um ecommerce em poucos segundos. Na verdade, uma pesquisa realizada pela Akamai e Gomze.com mostra que até 40% das pessoas abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar.

Portanto, de que adianta oferecer produtos de qualidade e ter excelentes ofertas no seu ecommerce se os visitantes desistem antes mesmo de visualizá-los. Se o seu site estiver lento, a primeira coisa que você pode fazer para resolver isso é garantir que ele esteja hospedado em um serviço de qualidade. Além disso, considere otimizar a qualidade e tamanho de suas imagens, entre outras práticas para otimizá-lo. 7 Formas de Melhorar o SEO do Seu Ecommerce

2. Trabalhe com links internos

Trabalhar com links internos têm um impacto direto no ranqueamento do seu ecommerce nas ferramentas de pesquisa. Você já deve ter notado como os maiores marketplaces do mercado, como Amazon, eBay e MercadoLivre sempre agregam valor à cada página do produto mostrando alternativas ao mesmo.

Este trabalho de linkagem interna entre as páginas do seu ecommerce possibilita aos visitantes navegar por suas diferentes ofertas de forma mais prática e conveniente. Além disso, demonstrando produtos relacionados também pode aumentar o valor médio de suas conversões.

3. Permita avaliações de usuários

O trabalho das ferramentas de pesquisa é exibir os melhores resultados à seus usuários. E para conseguir ranquear melhor é importante que seu site ofereça conteúdo de forma frequente. Uma caixa de avaliação do produto é uma excelente forma de transformar os comentários de seus clientes em conteúdo.

Por isso, uma das melhores dicas para melhorar o SEO do seu ecommerce é permitir que os clientes possam avaliar seus produtos e compartilhar experiências. Além disso, o próprio campo de avaliação de usuários pode trazer um impacto direto nas suas conversões.

7 Formas de Melhorar o SEO do Seu Ecommerce - Avaliacoes

4. Fique atento à usabilidade

Um dos principais pontos para melhorar o SEO do seu site é ficar atento à usabilidade do mesmo. Isso é, o quão fácil e intuitivo é a navegar entre suas páginas e seções para os visitantes.

Ter um site difícil de se navegar afeta negativamente o seu SEO e também as conversões do seu ecommerce. Isso porque pessoas podem desistir de sair do site por não conseguirem encontrar os produtos ou categorias desejadas de forma simples e rápida.

Pense na usabilidade de seu ecommerce como caminhar pelas gôndolas de um supermercado. Poder facilmente identificar as categorias de seus produtos e saber exatamente onde ir para encontrar o que precisa resulta em uma experiência muito mais agradável para o cliente.

5. Ofereça conteúdo através de um blog

Como mencionamos anteriormente, produzir conteúdo com frequência é um dos fatores que podem ajudá-lo a melhorar o SEO do seu ecommerce. Hoje, uma das melhores formas de fazer isso é disponibilizando um blog em seu site.

Ter um blog em um ecommerce ainda não é algo muito comum. Mas existem diversos motivos para se criar um. Através dele, é possível não apenas melhorar o SEO, mas também trabalhar conteúdo relevante em sua área, capaz de engajar seu público alvo, trazendo mais tráfego à sua página.

6. Esteja disponível em dispositivos móveis

Hoje, mais de 50% do tráfego online acontece através de dispositivos móveis. Isso significa que uma grande parte dos seus visitantes navega por suas categorias de produtos, fazem cadastro e finalizam compras a partir de smartphones e tablets.

Portanto, ter um site inteiramente compatível com mobile é realmente crucial não apenas para melhorar o SEO do seu ecommerce, mas também para atender à esta demanda cada vez mais crescente.

7. Tenha um chat online

O tempo de permanência de um visitante em seu ecommerce também tem grande impacto no SEO. Aliás, quando menos ele alternar entre observar as suas páginas e outras abas do navegador, melhor o ranqueamento nas ferramentas de pesquisa.

Uma excelente ferramenta que pode ser incorporada ao seu site é o chat online. Entre seus diversos benefícios, o chat permite que você possa reter visitantes de forma mais natural e efetiva. Isso porque ao invés de sair de sua página para realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, o cliente pode ter qualquer dúvida respondida pelos seus atendentes.

Além disso, as melhores soluções de chat online no mercado também contam com aplicativos mobile, permitindo que possa atender seus clientes em dispositivos móveis.

Melhore o SEO do seu Ecommerce e aumente suas conversões

Agora você sabe exatamente como o SEO pode ajudá-lo a se posicionar melhor no ranqueamento das ferramentas de pesquisa e como ele pode impactar até mesmo em suas conversões. Não perca tempo e utilize as melhores plataformas para ajudá-lo neste aspecto. Por isso, recomendamos a SECNET, para que possa ter um serviço de hospedagem de alta qualidade, além de obter certificados SSL e outros fatores importantes para SEO.

E caso esteja buscando uma plataforma de chat para atender seus visitantes em qualquer dispositivo, não deixe de conferir o JivoChat ele é gratuito para até 5 agentes e pode ser instalado em seu site agora mesmo!

Conteúdo produzido por Davi Peyroton da JivoChat.

A seguir:

Porque meu IP é bloqueado pelo servidor - WHM?

Porque meu IP é bloqueado pelo servidor - WHM?