5 passos para criar um site incrível

5 passos para criar um site incrível

Para criar um site, o planejamento é um dos passos mais importantes e vai impactar diretamente os seus lucros. Um site bem estruturado, rápido, com conteúdo interessante e que agregue valor ao público-alvo, pode gerar muitas vendas e muito engajamento. Por isso você deve criar um site incrível.

Sua página precisa ter efeito positivo para converter e atrair “prospects”, os clientes em potencial. Ele deve ter uma boa aparência, com chamadas atrativas, suporte em todos os dispositivos, com identidade própria, otimizado para os navegadores, uma boa hospedagem, e com incríveis recursos. Pode parecer muita coisa, mas na verdade é o mínimo que um site deve possuir.

Hospedagem de Sites

Mais Segurança, Suporte Especializado, Discos SSD e Migração Gratuita.

Conheça a Hospedagem de Sites

Você pode encontrar vários artigos relacionados a criação de sites na internet, como criação de arquivos em PHP, HTML, CSS, Javascript, banco de dados, imagens… Mas nesse texto, vou mostrar como um site deve ser planejado para se tornar incrível.

Confira os tópicos que serão abordados:

1 – Determine o tipo do site
2 – Crie o site
3 – Público-alvo
4 – Conteúdo relevante
5 – Organização e Estrutura
6 – Dicas Adicionais
7 – e-Book Bônus

1 – Determine o tipo

Determine o tipo

O que vamos tratar aqui não é questão de dinheiro. Você não precisa pagar uma fortuna para ter uma máquina de conversão. Vamos lá, o primeiro passo para criar um site incrível é determinar de que tipo ele será.

Para definir isso, é preciso ter clareza de quais são seus objetivos. As mídias on-line podem te ajudar a aumentar seu público e suas vendas. Listei algumas opções:

Canais on-line para negócios:

  • Site Institucional
  • Loja On-line
  • Blog
  • Mídia Social

Agora que você já sabe quais são os principais canais on-line atualmente, precisa conhecer as diferenças, os recursos e os custos.

Caso escolha usar apenas um recurso:

Site:

  • Total personalização
  • Total controle
  • Número ilimitado de páginas
  • Requer hospedagem rápida
  • Requer tempo e aprendizado

Outras mídias:

  • Personalização limitada
  • Número limitado de páginas
  • Requer tempo e aprendizado

Outra opção, que pode ser ainda mais interessante é integrar os canais on-line. Apesar de mais trabalho, há mais recursos.

Site + canais on-line:

  • Alcançar novos clientes
  • Interação com o cliente a partir de fotos, vídeos e comentários
  • Feedback dos clientes
  • Requer manutenção

Analisando esses pontos, defina o que você pretende alcançar com seu site. Anote, faça esboços, se vai passar informações, vender ou apresentar a empresa… Enfim, defina qual seu principal objetivo. Decidido isso, você já está pronto para criar seu site.

2 – Crie o site

Para criar um site novo, é preciso escolher um domínio, como www.meunovosite.com.br, cadastrá-lo e escolher um serviço de hospedagem.

Crie o site

Nome de Domínio

A definição do nome de domínio, geralmente é feita dessa forma:

Loja do Pedro – essa é o nome da loja física ou virtual, o nome de domínio na maioria dos casos é www.lojadopedro.com.br.

Tente optar por um nome simples que defina a funcionalidade do seu site; se for curto e objetivo é mais fácil de ser lembrado, pense também na adaptação, o exemplo, www.lojadopedro.com.br que pode vender qualquer tipo de produto, diferente de www.pedroadesivos.com.br, que no caso é limitado pelo segmento “adesivos”.

Se a intenção for fugir do óbvio, experimente os domínios genéricos, como .beer, .band, .audio, .blackfriday… Confira aqui uma lista de opções.

Serviços de Hospedagem

Serviços de Hospedagem

Agora, defina o serviço de hospedagem que mais se enquadra no seu negócio. Ela serve para colocar o seu site on-line a partir de um servidor. Veja alguns planos de hospedagem:

Assim que definido o nome de domínio e a hospedagem, outras etapas poderão ser necessárias para seu site ficar on-line. Feito isso, ele está pronto para ser criado.

Existem vários serviços na internet para criar sites, separei alguns:

Plataformas para Blog:

Plataformas para E-Commerce:

Atenção, deixe o visual do seu site atraente, combinando cores e definindo uma identidade padrão. Também utilize imagens que chamem a atenção.

E não esqueça do potencial que as redes sociais podem lhe oferecer. Veja como escolher a melhor rede social para o seu negócio.

3 – Público-alvo

Público-alvo

Antes de criar qualquer conteúdo no seu site, você precisa saber para quem está criando ou vai criar. Essas são as pessoas que você quer atrair para o site.

Google Trends

Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Trends para reconhecer e definir seu público-alvo. Com ele é possível explorar tendências e palavras-chaves que seu público está pesquisando. A ferramenta mostra variações e termos relacionados à pesquisa.

Com esses dados, você consegue criar um conteúdo mais relevante para o seu site.

Público-teste

O público-teste é formado por aquelas pessoas para quem você mostra seu projeto e recebe um feedback, tanto positivo quanto negativo, geralmente seus familiares e amigos. Você também pode fazer pesquisas e testes em seu site. Pode utilizar formulários e fazer perguntas como: o que você quer ver no site? Sentiu falta de alguma informação?

Aqui o importante é receber feedbacks e dar atenção a eles, assim você terá uma melhor relação com seu público-alvo.

4 – Conteúdo relevante

Conteúdo relevante

Para seu site ter sucesso, é importante criar uma experiência memorável para seus visitantes, sem esquecer a originalidade e a qualidade. Pois se seu site for rápido, atraente e com um conteúdo de alta qualidade, os visitantes provavelmente retornarão.

Após criar alguns conteúdos memoráveis, verifique se o site está sendo:

Útil: fornece todas as informações que o usuário procura no seu site.

Melhor que a concorrência: Oferece um conteúdo diferenciado, já que existem milhões iguais na internet.

Confiável: depoimentos, citações e links originais podem dar maior credibilidade ao seu site.

Qualificado: o conteúdo deve ser único, criado e pensado para a melhor experiência do usuário.

Tenha cuidado para não tornar a navegação do usuário um fracasso, como:

  • Links apontando para páginas diferentes
  • Links quebrados
  • Grande quantidade de anúncios exibidos
  • Spam
  • Erro de gramática

5 – Organização e Estrutura

Organização e estrutura

Tanto se você for o desenvolvedor, quanto se for o dono do site, quer que as pessoas naveguem rapidamente e encontrem o conteúdo desejado. Quer também estar entre os primeiros resultados dos buscadores, não é?

Pois saiba que conseguir isso é simples. Crie uma estrutura clara e fácil de navegar para os motores de buscas. Pense por exemplo em uma biblioteca, onde os livros são organizados por categorias.

Veja aqui a estrutura básica de um site:

  • Site
    • Sobre
    • Artigos
    • Notícias
    • Imagens
      • logo.jpg
      • banner.jpg
      • empresa.jpg
    • index.html

Todo site tem uma página inicial chamada index/root, é a página mais acessada do site, pois quando é digitado o nome de domínio, é essa página que será mostrada. É sempre importante ter uma barra de navegação clara e funcional, mostrando para os usuários onde eles estão, onde podem ir e de onde vieram.

Uma das coisas mais importantes de um site é a Usabilidade, pois de nada adianta um site belo e maravilhoso em que você não encontra o que procura.

6 – Dicas adicionais

Dicas Adicionais

Layout limpo: acabou o tempo em que os sites eram cheios de anúncios coloridos como um arco-íris, isso atrapalha a navegação. Deixe seu site com um visual funcional, que ajude na leitura, na busca, e que não incomode os visitantes. Veja o exemplo do Google, que com apenas um campo de busca sempre tem a resposta para sua pergunta.

Qualidade nas imagens: seguindo a dica anterior, utilize imagens profissionais e de forma harmônica. As imagens podem facilitar a leitura e até mesmo convencer o cliente a comprar. Confira aqui como trabalhar com imagens no e-commerce.

Conteúdo de qualidade: esse ponto é crucial para os buscadores. Talvez seja uns dos itens mais relevantes para que eles posicionem seu site nos primeiros lugares dos resultados da busca.

Redes sociais: Estar conectado com seus internautas é fundamental. Utilize as redes sociais para deixá-los atualizados de todas as novidades e gere engajamento com muito bom humor.

7 – e-Book – As melhores dicas para criar um site incrível

As melhores dicas para criar um site incrível

Depois de aplicar todas as dicas citadas, e se você está realmente interessado em deixar seu site otimizado, preparei um e-Book com os principais itens para deixar seu site ainda mais incrível, que vão dar aos seus usuários uma experiência memorável.

São abordados conteúdos como: otimização para mecanismos de buscas, otimização de imagens, dicas para escolher uma hospedagem e muito mais.

Tenho certeza de que esse e-Book vai mudar sua estratégia e você vai criar sites realmente incríveis.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a criar um site incrível, compartilhando este artigo com seus amigos.

Quer mais dicas? Acesse a categoria Dicas e Tutoriais do Blog.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Um grande abraço e até a próxima!

A surpreendente verdade sobre a velocidade do site
A seguir:

A surpreendente verdade sobre a velocidade do site

A surpreendente verdade sobre a velocidade do site