5 motivos por que você deveria usar freelancers na sua estratégia de marketing

5 motivos por que você deveria usar freelancers na sua estratégia de marketing

Criar conteúdo, distribuir para as pessoas certas, avaliar a repercussão, interagir com o público, criar mecanismos de geração de leads e nutrir cada um deles são só algumas das tarefas de marketing que uma empresa precisa realizar.

Diante disso, surge um desafio — e também uma necessidade urgente: encontrar profissionais qualificados para dar conta de tudo isso e conquistar os resultados desejados.

Entre os prós e contras que precisam ser avaliados, muitas empresas recorrem a agências para fazer esse serviço, enquanto outras preferem montar equipes internas.

Neste artigo, vamos te mostrar por que vale a pena usar freelancers, ou profissionais autônomos, na sua estratégia de marketing.

As principais opções para a sua estratégia de marketing

Antes de considerar qual estrutura faz mais sentido para a sua empresa, é importante conhecer as principais opções do mercado. Naturalmente, cada empresa tem uma necessidade específica, que depende de vários fatores.

Mas, o que cada solução traz para a sua estratégia de marketing? Saber disso vai ajudar você a tomar uma decisão consciente. Veja a seguir:

Agências

As agências representaram, por muito tempo, a principal forma de marketing especializado que uma empresa poderia contratar. Nos últimos tempos, elas vêm sofrendo uma concorrência maior nesse sentido, e precisam se reinventar para continuar relevantes.

Os benefícios oferecidos pelas agências não devem ser ignorados: estrutura preparada para atender às principais demandas de marketing dos clientes e profissionais experientes são os principais.

O sistema de cobrança costuma ser por taxa mensal, o que pode ser bom para empresas que têm uma demanda grande de conteúdo, mas não tão atrativo para quem deseja começar a apostar nisso.

Equipe interna

Montar uma equipe interna tem sido a escolha de muitos empreendedores que entendem a extrema importância do marketing para a atração e fidelização de clientes.

Mesmo empresas menores preferem não terceirizar seus serviços, em nome de uma equipe que tenha a cultura do negócio mais arraigada em seus valores e forma de trabalhar.

Para quem deseja colocar o marketing no centro do negócio, é realmente uma escolha estratégica que faz todo o sentido.

Mas os custos envolvidos podem ser altos, se considerar salários, impostos e a montagem de uma estrutura adequada.

Freelancers

Outra opção, cada vez mais comum, é contar com freelancers para cuidar de um ou mais aspectos do marketing. Algumas empresas contratam apenas um ou dois profissionais para cuidar da estratégia completa.

Outras preferem fazer algo similar a uma equipe multidisciplinar, mas apenas com freelancers. Como nos outros modelos, isso exige organização e uma boa escolha dos profissionais parceiros, mas não tem feito sucesso à toa.

O ganho de agilidade, a redução de custos e a solidez de resultados similar a das agências mostram que essa é uma opção viável para executar um planejamento sólido de marketing e vendas.

Estratégia integrada

Por último, a opção que integra duas ou mais das soluções acima na mesma estratégia também faz sucesso entre muitas empresas.

Dependendo das necessidades do negócio, é comum ver empresas que contam com equipes internas enxutas — até com um ou dois profissionais — , responsáveis por coordenar o trabalho com agências ou freelancers.

Qual a vantagem disso? A oportunidade de manter o controle dos custos sem perder qualidade nem abrir mão de uma estrutura especializada.

Ainda assim, a escolha de um modelo híbrido exige grande organização e cuidado na escolha de todos os parceiros, que precisam manter uma boa colaboração entre si.

3 mitos sobre freelancers que você deve esquecer

Ao considerar os motivos para usar (ou não) freelancers na sua estratégia de marketing, você talvez se depare com alguns mitos, que devem ser esquecidos para não atrapalhar sua decisão.

Veja 3 deles, e por que não devem ser levados em conta na hora de decidir como vai compor o time que cuidará dos seus esforços de marketing:

1. Falta de profissionalismo

O que garante que uma agência digital vai ter mais profissionalismo que um freelancer? Não dá para dizer que o diferencial seja um contrato, pois ele é importante em qualquer modelo de contratação adotado.

A ideia de que um freelancer não tem o mesmo nível de profissionalismo não passa de mito, até porque muitos freelancers estão acostumados a trabalhar com grandes marcas e até fazem parcerias de longa data com agências.

O que pode prejudicar uma empresa é escolher um profissional sem qualquer informação sobre sua credibilidade ou resultados anteriores.

2. Limitações técnicas

O conceito de que um freelancer não tem a mesma qualificação técnica que os profissionais de agências é outro grande mito. Por quê?

Primeiro, porque não há nada que justifique isso. Muitos profissionais de agência já foram freelancers, outros fazem o caminho inverso, e ainda outros trabalham nas duas modalidades.

Aliás, é mais fácil buscar freelancers para cuidar de uma demanda específica, como uma especialidade difícil de encontrar, do que contratar uma agência para este fim.

3. Falta de controle sobre os resultados

Muitas agências se orgulham bastante de garantir os resultados e de contar com ferramentas que tornam fácil o controle (e apresentação) do progresso.

A mensuração de resultados é, sem dúvida, vital para o sucesso de um planejamento de marketing. Mas não é exclusividade das agências.

Aliás, está cada vez mais simples analisar métricas e indicadores de desempenho e tirar insights valiosos a partir dos dados encontrados.

Isso pode ser feito por um profissional da sua empresa. E o melhor, de forma automatizada para que ele não deixe outras tarefas importantes de lado.

Sendo assim, não precisa se preocupar com a falta de controle só por contratar freelancers. Isso depende apenas de um bom ajuste no dia a dia.

5 motivos para usar freelancers na sua estratégia de marketing5 motivos para usar freelancers na sua estratégia de marketing - hospedagem de sites SECNET

Agora sim, vamos aos motivos que devem levar você a usar freelancers na sua estratégia de marketing sem ficar com qualquer receio.

É bom lembrar que não estamos falando sobre contratar qualquer freelancer. O mesmo princípio valeria para a contratação de uma agência ou pela montagem de uma equipe interna.

Mas, com um processo de escolha bem definido, você vai ter os seguintes benefícios por trabalhar com freelancers:

1. Flexibilidade

O primeiro benefício de lidar com freelancers é a flexibilidade que isso traz para a sua estratégia.

Por exemplo, é possível contratar profissionais de várias habilidades diferentes, ou um grupo de especialistas no mesmo tema para um projeto grande.

Caso já tenha uma equipe interna pronta, mas necessita mais pessoal qualificado por determinado período, também faz sentido contar com freelancers.

Além disso, com a ascensão dos nômades digitais, o processo de contratação não depende de localização, mas das habilidades necessárias para realizar seu planejamento.

2. Custo-benefício

Sabe toda a estrutura da agência para garantir os resultados de marketing que você busca? A mensalidade que vai pagar inclui ela também.

Mas, na prática, isso quer dizer que você tem de pagar por todas as ferramentas que a agência tem, mesmo as que não são usadas na sua estratégia.

Com freelancers, isso não acontece. Mesmo que tenha de usar ferramentas pagas, vai investir apenas no que usar, e pelo tempo necessário — afinal, a maioria delas funciona no modelo de assinatura.

Considerando que os resultados de um bom freelancer podem ser tão bons quanto de uma agência, o custo-benefício é melhor.

3. Tempo de resposta

O processo de contratar uma agência pode ser demorado, levando em conta que é preciso primeiro encontrar um parceiro alinhado com sua proposta e valores, acertar os preços e estabelecer um acordo de trabalho.

Depois, vem o processo de onboarding, no qual a agência faz a implementação do projeto e dá as boas-vindas.

A relação com freelancers é mais direta, e o tempo entre abrir as negociações e começar o trabalho é menor. Para quem precisa iniciar rapidamente ou de um conteúdo urgente, o ganho de tempo faz toda a diferença.

4. Escalabilidade

O plano é começar de forma modesta e ganhar escala conforme os objetivos forem alcançados? Então a melhor opção é mesmo usar freelancers.

Enquanto tiver uma produção pequena de conteúdo, ou se ainda não estiver totalmente certo da exatidão da persona, vale a pena controlar o tamanho da equipe. Um freelancer pode ser suficiente.

À medida que o planejamento amadurece e a execução toma forma, você pode contratar mais profissionais com as habilidades necessárias para escalar os projetos.

5. Facilidade de adaptação

Muitos negócios precisam alterar radicalmente o modelo de negócios, ou expandir as operações para mercados diferentes. Isso exige também uma forte capacidade de adaptação do ponto de vista do marketing.

A agilidade exigida em situações assim faz da contratação de freelancers a melhor saída.

Seja por adicionar profissionais ao seu time ou reformular a equipe de acordo com as novas demandas, é muito mais fácil fazer isso com autônomos do que trocar de agência.

Ao contrário do que muitos pensam, usar freelancers na sua estratégia de marketing pode ser exatamente o que você precisa para conquistar mais clientes e fidelizá-los com maior eficácia. Não se prenda por mitos populares ou pelo que outras empresas fazem, mas busque bons parceiros que podem ajudá-lo a crescer.

E você, o que pensa sobre usar freelancers na estratégia de marketing? Deixe seu comentário, e não deixe de conhecer melhor a comunidade Rock Content!

Artigo produzido pela equipe da Comunidade Rock Content.

10 vantagens que sua loja está perdendo ao não usar cupons de desconto capa
A seguir:

10 vantagens que sua loja está perdendo ao não usar cupons de desconto

10 vantagens que sua loja está perdendo ao não usar cupons de desconto